Não é de hoje que o fechamento da Unidade Descentralizada de Silveira Martins (Udessm) está na boca do povo. Após estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que indicou à UFSM a transformação da unidade, a reitoria corre para agilizar o processo. Conforme o vice-reitor, Paulo Bayard, os departamentos da Udessm decidiram pelo fechamento dos cursos de Tecnologia em Agronegócio, bacharelado interdisciplinar em Ciências e Humanidades e Administração. Este último poderá ser fundido com a graduação que já é ofertada no campus de Camobi.
Já o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental deverá passar a funcionar junto ao Colégio Politécnico, e Tecnologia em Gestão de Turismo junto ao CCSH. Segundo Bayard, os estudantes da unidade deverão decidir se vão querer concluir os cursos em Silveira Martins ou no campus de Camobi. Com isso, 150 vagas passariam a não mais ser ofertadas.
Outra proposta é transformar Tecnologia em Gestão de Turismo em bacharelado, com a chance de oferta de mestrado e doutorado. O vice-reitor diz que essas propostas são baseadas na baixa procura pelos cursos em Silveira:
- Temos um projeto que não deu certo e, por isso, estamos reestruturando o sistema.
As deliberações dos departamentos ainda devem ser apresentadas aos conselhos da Udessm e, após, ao Conselho Universitário (Consu) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que ainda não têm data para ocorrer.